Caracteres Produtivos e Reprodutivos

Pode considerar-se que os bovinos Ramo Grande foram tradicionalmente explorados como produtores de carne, leite e trabalho, isto é, com tripla aptidão.


Hoje em dia, estão mais orientados para a produção de carne e trabalho, uma vez que a produção de leite está mais destinada às raças de exclusiva aptidão leiteira.


Contudo, a vocação principal da raça difere consoante a ilha - na Terceira a opção “carne e leite” é a que domina; aqui os criadores, que dizem ensinar os animais Ramo Grande a trabalhar, fazem-no, maioritariamente, com o objetivo de os apresentar em desfiles etnográficos relacionados com a tradição cultural da ilha. Em S. Jorge, sobretudo devido ao terreno acidentado, é mais significativa a opção “carne, leite e trabalho”. Nesta ilha, a maioria dos criadores refere que os animais Ramo Grande sabem trabalhar, pelo que, as juntas de bois ou vacas, são efetivamente utilizadas no trabalho das terras e na tração de carga.


A idade média dos vitelos ao desmame é os 7 meses. A idade de abate dos machos é, geralmente, entre os 8 e os 12 meses.


A idade das novilhas ao primeiro parto situa-se normalmente entre os 26 e os 30 meses.


O intervalo parto-fecundação encontra-se, na maioria das explorações, entre os dois meses e meio e os três meses.



A época de parição das fêmeas está concentrada nos meses de fevereiro a maio. O criador tem a preocupação de tentar fazer coincidir as necessidades nutritivas dos animais, nomeadamente na fase da lactação, com a maior abundância de erva e temperaturas mais amenas na altura da primavera.

Distribuição de Partos ao Longo do Ano (% por sexo)



A longevidade média das vacas Ramo Grande é superior a 8 anos de idade.  

Distribuição Etária do Efetivo Atual


 
A reprodução faz-se predominantemente por cobrição natural, com os próprios touros da exploração, contudo a inseminação artificial tem vindo a ter cada vez maior adesão, sobretudo devido à particularidade nesta raça da dispersão por núcleos isolados e de pequena dimensão.