News

1º Dia do Criador da Raça Ramo Grande 2015 - São Jorge


Raça Ramo Grande “tem futuro”, afirma Diretor Regional da Agricultura
07-04-2015

O Diretor Regional da Agricultura afirmou, em S. Jorge, na abertura do seminário integrado no 1.º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, que os Açores "têm razões para afirmar que esta raça do passado tem futuro”.

“O Governo dos Açores está nisso empenhado, os serviços oficiais dão resposta técnico-científica, os criadores estão motivados e sabem que podem contar com o nosso apoio expresso no direcionamento de incentivos que os ajudem”, afirmou Fernando Sousa, que representou o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente neste seminário.

O Executivo regional implementou em 2013 o Programa de Conservação e Melhoramento Genético da Raça Ramo Grande, através da entidade gestora do Livro Genealógico, que assenta na realização de diversas ações sistematizadas, efetuadas por diferentes entidades, e que pressupõem sempre a colaboração dos criadores.

Nesse sentido, o Diretor Regional referiu que “foram já desenvolvidas ações de recolha e congelação de sémen de touros, na caraterização genética da raça por análise demográfica e através de marcadores moleculares (ADN)”.

Fernando Sousa salientou que a publicação da 1.ª Avaliação Genética da Raça Ramo Grande é “um ponto de partida para ações futuras, uma vez que o principal objetivo de um programa de melhoramento animal, por seleção, é permitir uma escolha eficaz dos animais com base no seu mérito genético”.

“Pretende-se que esta avaliação se torne num instrumento de gestão que ajude os criadores da raça Ramo Grande a melhorar os seus sistemas de produção e a conseguir uma melhor valorização dos animais, assegurando a biodiversidade animal, num contexto de desenvolvimento rural sustentado”, afirmou.

Para reforçar e consolidar as ações já em curso, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, no âmbito do PRORURAL+ - cuja lógica de intervenção tem em conta uma abordagem integrada do desenvolvimento rural que valoriza a sustentabilidade dos recursos naturais - implementou duas submedidas de Apoio à Proteção da Raça Bovina Autóctone Ramo Grande, "através do pagamento de compromissos respeitantes ao agroambiente e ao clima e do apoio à conservação e à utilização e desenvolvimento sustentáveis de recursos genéticos na agricultura”.

Fernando Sousa destacou ainda no encontro que reuniu criadores da Raça Ramo Grande de várias ilhas dos Açores, que esta raça se constitui como "mais uma oferta do que somos enquanto povo a quem nos visita, nomeadamente no labor tradicional da terra, à mesa e nos cortejos etnográficos”.

O Diretor Regional prestou, assim, homenagem aos criadores da raça Ramo Grande, frisando que "são os grandes guardiões deste património genético, único e insubstituível, que, ao longo de várias gerações e em condições por vezes difíceis, insistiram em manter como legado dos seus antepassados, na ânsia de preservar a herança que haviam recebido e que estimavam como se de elementos da família se tratasse”. (GaCS)

Imagem...


+ informação

<-- Voltar