Avaliação Genética

Catálogo de Avaliação Genética da Raça Bovina Ramo Grande 2018

 

Avaliação Genética
Pesquisa Individual
LG, SNIRA ou NOME:
Pesquisas Parametrizáveis


Numa trajetória de crescimento e consolidação da raça, surge em 2015, como etapa natural do seu Programa de Conservação e Melhoramento Genético, a avaliação genética para um conjunto de características produtivas, reprodutivas e morfológicas, que constitui uma ferramenta indispensável para que os criadores da raça Ramo Grande possam proceder a uma seleção objetiva dos animais.


É uma nova fase de grande importância, que culmina o esforço que tem vindo a ser feito para recolher, organizar e validar a informação genealógica e produtiva que serviu de base à avaliação genética que agora é colocada à disposição dos criadores e demais interessados.


Após esta fase, esperamos que no futuro a quantidade e qualidade da informação utilizada possam ser consolidados, e que o número de caracteres considerados na avaliação genética possa ser alargado.


Num horizonte um pouco mais longínquo, é previsível e desejável a inclusão de marcadores genéticos nesta avaliação, de forma a potencializar os resultados do programa de seleção.


Num programa de seleção organizado, o objetivo do criador é normalmente selecionar os animais geneticamente superiores para as características julgadas de interesse, que possam transmitir genes favoráveis à descendência e assim resultar a prazo num benefício global em termos económicos.


Como normalmente não se conseguem identificar diretamente os indivíduos portadores dos melhores genes para as várias características de interesse, utilizamos a informação fenotípica disponível para predizer o mérito genético dos animais incluídos no programa de seleção, e a partir daí escolhemos os melhores.


Nesta predição, os registos produtivos são analisados com um modelo estatístico que permite que o mérito genético de um animal seja estimado levando em conta a sua informação fenotípica e a de todos os seus parentes, tendo em consideração diversos efeitos ambientais que podem afetar a expressão do caracter analisado.

 

>> Caracteres analisados

Na avaliação genética da raça Ramo Grande foram analisados sete caracteres produtivos, nomeadamente:


Caracteres do vitelo

  • Classificação morfológica
    Pontuação final atribuída na inscrição no Livro Genealógico.
  • Peso aos 4 meses
     Obtido por ajustamento para a idade, a partir das pesagens periódicas do animal.
  •  Peso de carcaça por dia de idade
    Calculado a partir do peso da carcaça dos animais abatidos, dividido pela idade ao abate.

Caracteres da vaca

  •  Idade ao primeiro parto
    Idade a que a vaca teve o primeiro filho (independentemente do genótipo do vitelo).
  • Intervalo entre partos
    Diferença entre as datas de dois partos consecutivos.
  •  Número de partos
    Número de partos registados durante toda a vida da vaca.
  • Longevidade
    Idade ao último parto registado, acrescida de 7 meses.

Utilizaram-se diversas validações para garantir que os dados incluídos na análise eram razoáveis do ponto de vista biológico.

Os valores genéticos para determinado caracter foram estimados para os animais que tinham informação produtiva (própria ou dos parentes) relativamente a esse caracter. Daqui resulta que para determinado animal pode ser possível, por exemplo, estimar o valor genético para a classificação morfológica e o peso de carcaça/dia por ter parentes com esta informação, mas não seria possível estimar o valor genético para outros caracteres, já que não tinha parentes com informação reprodutiva ou de peso aos 4 meses.

 


Apesar de no Catálogo Avaliação Genética da Raça Bovina Ramo Grande só se apresentarem os valores genéticos estimados para os touros com um número mínimo de descendentes, todos os outros animais (touros não listados, vacas e vitelos) têm o seu valor genético estimado para alguns ou a totalidade dos caracteres, podendo esta informação ser consultada pelo criador no site genpro.ruralbit.com e na caixa de pesquisa no topo desta página.


Prevê-se que a avaliação genética da raça bovina Ramo Grande seja realizada com uma periodicidade anual.